logo
CONTATO

Early Childhood Education

A Educação Infantil deve ser vista como fase escolar única e importantíssima, na qual o cuidar e o educar são ações indissociáveis. Entendemos que cuidar e educar fazem parte de todas as atividades dentro da escola, desde as mais simples até as que possuem uma complexidade maior e integram muitos conteúdos simultaneamente. Brincar é uma das linguagens da criança nos seus diálogos com o mundo. Inspirados em Reggio Emilia, oferecemos um espaço onde a criança possa brincar, descobrir, criar. Esse ambiente deve ser desafiador, instigante e estimulante, capaz de conjugar as necessidades educacionais e lúdicas, para que a criança possa viver o desafio e o prazer de aprender, de apropriar-se do mundo que a cerca. Ao brincar, também vai constituindo a postura de estudante, construindo autonomia e identidade, percebendo quem é, como se assemelha e se diferencia do outro.

Combinados: construção de regras, limites… Tudo isso é muito importante na Educação Infantil, pois a criança está formando sua identidade e o tempo aqui na escola vivido por ela é precioso. Assim, perceber e respeitar o outro é fundamental, pois nesse ato que parece tão simples e pequeno, escondem-se grandes tesouros: respeitar as diferenças individuais, aceitar a opinião do outro, ouvir o que o outro diz. Nesse sentido, há uma dedicação imensurável no recebimento das crianças em nosso espaço escolar. Há observação e reflexão sobre a prática, troca de experiências, elaboração de ideias e organização das ações, sempre tecendo e sistematizando nossa proposta fundamentada em princípios e valores expressos de forma clara e objetiva. Criança que aprende através de brincadeiras é muito feliz.

Na Educação Infantil, documentações pedagógicas são regularmente apresentadas às famílias, permitindo que estas conheçam e compreendam as atividades realizadas na escola. A documentação pedagógica está presente na vida dos alunos da ECE com o intuito de registrar o processo e o resultado da aprendizagem da criança. Segundo Steve Seidel em Tornando a Aprendizagem Visível, uma das características das escolas regianas é que um grupo de aprendizagem é aquele em que os adultos aprendem junto com as crianças. Enquanto os educadores observam e documentam, aprendem como as crianças aprendem e têm uma visão do que elas precisam aprender, idealizando assim quais projetos serão propostos e como o espaço de aprendizagem será organizado.

Em prol de trazer ainda mais os pais para a vida escolar da criança, “Walk Ins” são realizados mensalmente. Neles, os responsáveis são convidados a visitar as salas de aula e apreciar as produções e trabalhos desenvolvidos pela classe no mês. A partir do K5, as alunas e alunos participam, junto ao Elementary School, do programa das “Houses’, que traz diversos jogos e dinâmicas que possuem como objetivo desenvolver o trabalho em equipe e a capacidade de comunicação. Mensalmente, por meio dos “Assemblies”, importantes valores que formam os “Pilares de Caráter” do Sant’Anna (Confiabilidade, Respeito, Responsabilidade, Senso de justiça, Zelo e Cidadania) são explorados pelos alunos. Nos eventos, todos os estudantes da ECE se reúnem, e um professor ou auxiliar de classe é responsável por conduzir a conversa e lançar o pilar do mês seguinte para todo o grupo, além de convidar todos a se encontrarem novamente no mês seguinte.