PROJETO SOFPHENIX – FEBRACE

As alunas Emily Amaral Carriero, Sofia Beatriz Souza Oliveira e Sophia Derewlany Muniz, da 10th grade, ganharam o Prêmio de Destaque em Engenharia pelo instituto Insper, como um dos 10 melhores projetos da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE).

A FEBRACE é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza na Universidade de São Paulo uma grande mostra de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia.

O projeto intitulado SOFPHENIX, que foi criado pelas alunas sob a orientação da coordenadora de laboratório Stacy Ferlin e dos professores Henrique Barbisan e Rafael Ozzeti, surgiu na Feira de Ciências do Sant’Anna no ano de 2018. O protótipo construído consiste em um robô semiautônomo para pessoas com deficiências visuais, facilitando a locomoção e a realização de atividades cotidianas como atravessar a rua, caminhar por lugares esburacados e locomover-se usando transportes públicos, proporcionando, assim, mais independência para essas pessoas. 

Conheça mais sobre o SOFPHENIX:

https://febrace.org.br/virtual/2019/ENG/276/?fbclid=IwAR38LFRgLUEcDkeGx67keDG5OqGO5UVSSiUJt8GfEMNVl17vIruqZyN1iJA

Como vencedoras, Emily, Sofia e Sophia terão acesso durante um dia ao FabLab do Insper para desenvolvimento e prototipação.

Na seleção para apresentarem o projeto, a FEBRACE considerou aspectos de criatividade e inovação, conhecimento científico do tema, profundidade da pesquisa bibliográfica, maneira como foi conduzido o projeto, estratégias de levantamento e análise de dados e organização e clareza de apresentação do relatório do projeto.

Na feira, as integrantes puderam apresentar o projeto aos avaliadores, imprensa e público em geral e, no dia 22 de março (sexta-feira), foram agraciadas com um dos prêmios na cerimônia de premiação do evento.

Vale ressaltar que, além do empenho para a realização do projeto, também houve o desenvolvimento da formação das participantes no aspecto pessoal, pois foi trabalhado o comprometimento, respeito, responsabilidade, além de organização de ideias e desenvoltura para falar em público.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *